Licenciatura

  • APRESENTAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

    Atendendo as demandas de vários setores da sociedade grapiúna e perpetuando sua vocação pela excelência na formação universitária, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) tem perseguido, desde a sua fundação, o objetivo de manter os currículos de seus cursos de graduação sempre atualizados contemplando a dinâmica da sociedade em relação aos parâmetros de qualidade nacionais e às necessidades de sua região de influência.


    As reformas recentes no sistema de educação brasileiro, desencadeadas pela promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96, tornaram visíveis os desafios a serem superados por todo o sistema de ensino e, particularmente, pela Universidade, principal responsável pela formação inicial de professores através dos cursos de licenciatura. Em concordância com as novas diretrizes para formação de professores, a busca pela superação destes desafios tem sido orientada desde o início de 2002, pelo reconhecimento de que a formação do professor tem sua área própria de interesses e de que é fundamental nortear as reformas nos cursos de licenciatura pelo princípio de estreitar as relações entre formação universitária e a prática docente.


    É com este espírito que o Colegiado do Curso de Matemática da UESC apresenta a comunidade em geral, o seu Projeto Acadêmico Curricular do curso de Licenciatura em Matemática, adequado à atual Lei de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação, objetivando tornar públicos os desafios e as competências a que se propõe um curso de Licenciatura. O novo currículo pretende promover a formação sólida no que toca aos saberes da matemática e ciências afins, bem como um aprofundamento na reflexão sobre questões relacionadas aos fundamentos e á prática educacional. Espera-se com a aprovação e implementação deste Projeto, que a sociedade seja beneficiada com a  formação de professores de matemática capacitados a enfrentar e vencer os desafios educacionais de uma forma geral e na região de abrangência da UESC, em particular.

  • OBJETIVOS

    Curso de Licenciatura em Matemática visa preparar o profissional que pretende dedicar-se ao ensino de Matemática para atuar na Educação Básica, além de proporcionar essa formação, o graduando poderá continuar os seus estudos em nível de pós-graduação latu e strictu sensu, em Matemática, Educação Matemática ou área a fins, o que lhes permitirá atuar também no magistério superior, bem como contribuir com ações de melhoria em sua prática pedagógica no ensino fundamental e médio.

    Perfil

    Quanto às competências e habilidades desejadas do acadêmico egresso do Curso de Matemática aqui proposto, cumpre destacar que as mesmas são concebidas de forma indissociável uma da outra. Esta indissociabilidade é entendida no sentido da valorização, tanto da dimensão intelectual do futuro professor como a dimensão prática/experimental do conhecimento com o qual o mesmo estará trabalhando. Não se trata de priorizar a ciência em detrimento das condições reais de aprendizagem, da mesma forma como não se trata de priorizar a subjetividade estrita em detrimento da ciência.

    Esta concepção deverá ter implicações diretas na forma de entender as relações íntimas e coerentes que deverão existir entre as disciplinas da formação básica em matemática e as disciplinas pedagógicas. No currículo aqui proposto, apostamos na prática pedagógica como eixo articulador dessas relações.  O profissional competente em educação matemática é aquele capaz de fazer dialogar os saberes historicamente construídos da matemática e das ciências da educação, com a finalidade de torná-los acessíveis às subjetividades de cada um dos seres humanos, principalmente daqueles que se dispõem a aprender esta ciência.

    O perfil esperado dos acadêmicos egressos do Curso de Matemática se traduz nas habilidades e competências que estes forem capazes de mobilizar, ao terminarem sua formação básica. A linha mestra deste perfil busca valorizar, de forma indissociável, tanto a dimensão objetiva do saber científico como a dimensão subjetiva do aluno para o qual o currículo escolar é proposto. O professor egresso do curso deverá ser capaz de desenvolver ações educacionais, pedagógicas e científicas a partir de uma visão que valorize a multiplicidade de dimensões do ser humano, nos limites e metas definidas na proposta política e educacional da UESC.

    O egresso do Curso de Licenciatura em Matemática deverá apresentar não só o domínio dos conteúdos a serem socializados e de sua articulação interdisciplinar, mas também do conhecimento pedagógico, a fim de saber mobilizar o conhecimento em situações concretas, ou seja, de atuar em situações singulares, apresentando respostas adequadas e fazendo intervenções produtivas nos ensinos fundamental e médio. Para tanto, receberá uma formação que lhe garanta conhecimentos sobre a dimensão cultural, social, política e econômica da educação, sobre crianças, jovens e adultos, cultura geral e profissional e sobre processos de investigação que lhe possibilitem compreender o papel social da escola.

    A sua atuação como profissional deverá revelar autonomia, responsabilidade, cooperação, espírito crítico e comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos inspiradores da sociedade democrática. Nessa perspectiva, ele deverá ser capaz de superar a dicotomia teoria-prática, por meio de um fazer articulado com a reflexão e sistematização teórica desse fazer, em situações de aprendizagem centradas em situações-problema reais e no desenvolvimento de investigações científicas e projetos que possibilitem a interação dos diferentes saberes

     

    Estratégia de Aprendizado

    O curso promove no interior da cada disciplina, formas de levar o aluno ao seu aprendizado. Além de Listas de Exercícios, cada professor oportuniza seu aluno a pesquisar e como futuro professor, compartilhar seu conhecimento com a comunidade através de projetos de iniciação científica, de extensão e de ensino (monitoria).

            O Colegiado do curso em conjunto com o Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas promove a interação do aluno com diferentes formas de aprendizagem, através dos eventos de extensão como Semana da Matemática, Olimpíada de Matemática, Seminários de Matemática. Os Projetos de Iniciação Científica da UESC tem contado com vários alunos do curso de matemática, promovendo com isto um aprendizado no campo da pesquisa e sua inserção em sua formação continuada como mestrado e doutorado. As Atividades Acadêmicas Científicas Culturais – AACC tornam-se uma forma contínua de se promover estratégias de aprendizagem do aluno do curso de matemática, durante as suas atividades de ensino, contando com a participação do corpo docente do curso e da Administração da UESC

     

     

    Modelo Pedagógico

    O Curso de Licenciatura em Matemática tem estrutura disciplinar com oferta semestral, disciplinas distribuídas em três eixos temáticos e apresenta as seguintes especificações:

       

    VAGAS:40anuais

       

    TURNOS DE FUNCIONAMENTO: noturno de segunda à sexta-feira e aos sábados, pela manhã;

       

    Nº DE DISCIPLINAS:44

       

    TOTAL DE CRÉDITOS: 145

       

    CARGA HORÁRIA: 3 155 horas

       

    DURAÇÃO: 09 semestres

       

    INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR:mínimo previsto de 4 anos e meio e máximo de 7 anos e meio

       

    CRÉDITOS POR SEMESTRE:mínimo de 6 e máximo de 30

       

    TÍTULO ACADÊMICO CONFERIDO: Licenciado em Matemática.

       

    MODALIDADE DE ENSINO: presencial.

       

    LOCAL DE FUNCIONAMENTO: UESC -  Campus Soane Nazaré de Andrade, Pavilhão Jorge Amado, 1º e 2º andares;

       

    FORMA DE INGRESSO: Processo Seletivo Institucional

     

  • DOCENTES

    PROFESSOR
    TITULAÇÃO
    ÁREA DE ATUAÇÃO
    SITUAÇÃO
    Afonso Henriques
    Doutor
    Educação Matemática
    Efetivo
    2
    Aída Carvalho Vita
    Mestre
    Educação Matemática
    Efetivo
    3
    Aline Gobbi Dutra
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    4
    André Gusso
    Doutor
    Matemática Aplicada
    Visitante
    5
    André Nagamine
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    6
    Calixto John Silva Viana
    Espec.
    -
    Efetivo
    7
    Carlos Armando da Rocha Filho
    Mestre
    Matemática Aplicada
    Efetivo
    8
    Cícero Alfredo da Silva Filho
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    9
    Cláudia R. Santana
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetiva
    10
    Diná da Silva Correia
    Mestre
    Educação Matemática
    Efetivo
    11
    Eduardo Santos de Oliveira
    Espec.
    Matemática Aplicada
    Efetivo
    12
    Eduardo Silva Palmeira
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    13
    Eliene Barbosa Lima
    Mestre
    Educação Matemática
    Efetivo
    14
    Elisângela Silva Farias
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    15
    Erinalva Calasans da Silva
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    16
    Eurivalda R. dos Santos Santana
    Mestre
    Educação Matemática
    Efetivo
    17
    Evandro Sena Freire
    Doutor
    Matemática Aplicada
    Efetivo
    18
    Darlan Ferreira de Oliveira
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    19
    Gesil S. Amarante Segundo
    Doutor
    Matemática Aplicada
    Efetivo
    20
    Fernanda Gonçalves de Paula
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    21
    Flaviana dos Santos Silva
    Mestre
    Educação Matemática
    Efetivo
    22
    João Paulo Attie
    Mestre
    Educação Matemática
    Efetivo
    23
    José Carlos Chagas
    Espec.
    Matemática Aplicada
    Efetivo
    24
    José Reis Damaceno Santos
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    25
    José Valter A. da Silva
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    26
    Jurema Lindote Botelho
    Mestre
    Educação Matemática
    Efetivo
    27
    Karina Kfouri Sartori
    Mestre
    Matemática Pura
    Visitante
    28
    Larissa Pinca Sarro Gomes
    Mestre
    Educação Matemática
    Efetivo
    29
    Liliane Xavier Neves
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    30
    Marcos Rogério Neves
    Doutor
    Educação Matemática
    Efetivo
    31
    Maria  Margarete do R. Farias
    Mestre
    Educação Matemática
    Efetivo
    32
    Nestor Felipe C. Centurion
    Doutor
    Matemática Pura
    Efetivo
    33
    Paulo Sérgio da Silva
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    34
    Ricardo Martin Bentin Zacarias
    Doutor
    Matemática Aplicada
    Efetivo
    35
    Rosane Leite Funato
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    36
    Sérgio Alvarez Araújo Correia
    Mestre
    Matemática Pura
    Efetivo
    37
    German
    Doutor
    Matemática Pura
    Efetivo
    38
    Renato Reis Monteiro
    Mestre
    Matemática Aplicada
    Visitante
  • Diretrizes Curriculares

    • PARECER N.º: CNE/CP 009/2001

    Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

    • PARECER N.º: CNE/CES 1.302/2001

    Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura.

     

  • EMENTA

    Ver Ementa do curso no link: 

http://www.uesc.br/cursos/graduacao/licenciatura/matematica/index.php?item=conteudo_ementa.php

 

Pesquisar no site

CaMat © 2009 - Todos os direitos reservados.